top of page

COMO SER UM MÉDICO EMPREENDEDOR EM 5 PASSOS

  • Foto do escritor: Dr Fernando Aarestrup
    Dr Fernando Aarestrup
  • 22 de mai. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 28 de mai. de 2024

O termo “empreendedorismo” foi criado pelo economista, professor, administrador e cientista político austro-americano Joseph Schumpeter(1883-1950), que exercia o empreendedorismo na prática atuando em diferentes áreas, interligadas pelo estudo, pela busca do conhecimento, pela economia e pela gestão. Segundo este brilhante personagem da história da administração e da gestão de negócios “a história do empreendedorismo se confunde com a história do próprio homem, pois acredita-se que o comportamento empreendedor sempre existiu e impulsionou a sociedade a criar, construir e evoluir”.  


A evolução da medicina faz parte da evolução da sociedade, não sendo possível a medicina evoluir fora de um contexto de gestão e de empreendedorismo. As bases para a inovação sempre passam pela evolução do conhecimento humano. Na medicina não é diferente. Ser um médico empreendedor é, antes de tudo, ser um médico que sempre está buscando atualização do conhecimento em sua área. Em tempos de medicina de precisão, medicina baseada em evidências e bases de dados como pubmed e up to date,  aplicativos  e  inteligência artificial  o horizonte do empreendedorismo e da evolução do médico e de sua clínica é infinito.


Mas porque eu, médico, tenho que me preocupar com tudo isso? Como vou achar tempo para aprender novas estratégias diagnósticas e terapêuticas? Existem várias maneiras do trabalho de um profissional ser recompensado, entretanto, dois aspectos são fundamentais para isso: o prazer de se resolver um problema ajudando outras pessoas e a compensação financeira. Ora, sem conhecimento não conseguimos resolver os problemas das pessoas que procuram a nós, médicos.  O PRIMEIRO PASSO PARA SER UM MÉDICO EMPREENDEDOR É BUSCAR ATUALIZAÇÃO CIENTÍFICA CONSTANTE. 



O médico empreendedor sabe gerenciar melhor o seu tempo.  Se fizer uma simples busca em bases de dados como pubmed e up to date paea resolver casos que tem dúvida, você sempre estará fazendo uma atualização continuada. Busque a informação e seja resolutivo.



"Não entendo nada de matemática, por isso sou médico e não engenheiro". Certamente, você já ouviu esta frase ou até já a pronunciou. Na verdade, você entende de matemática pois usa todos os dias fazendo compras, pagando contas, verificando seu extrato bancário ou calculando dose de medicamentos.


Temos que quebrar este bloqueio de que médico não se dá bem com números. Para ter sucesso em sua vida profissional como médico você tem que ter conhecimentos que te ajudem a precificar o seu serviço e a organizar sua vida financeira pessoal. Deixar este lado importante de sua vida nas mãos de um contador, sem compreender o mínimo de contabilidade aplicada ao exercício da medicina não é conduta inteligente. Com medidas simples você pode reduzir impostos a pagar e aumentar seus rendimentos.  




SEGUNDO PASSO PARA SER UM MÉDICO EMPREENDEDOR: “ENTENDA DA CONTABILIDADE DE SEUS NEGÓCIOS E TOME DECISÕES COMPARTILHADAS COM O SEU CONTADOR. NÃO DELEGUE O DESTINO DE SUA VIDA PROFISSIONAL E FINANCEIRA NAS MÃOS DE NINGUÉM”.

Aqui  você poderá aprender muito sobre o que o médico deve saber de contabilidade para gerenciar o seu negócio.  


A medicina é uma vocação e atividade profissional.  Para gerar valor e rentabilidade sua atividade profissional deve ser entendida como um negócio. Sua clínica ou consultório dá lucro ou prejuízo?   Você sabe o que é DRE? Se você não sabe o que é DRE, provavelmente não sabe quanto ganha e muito menos consegue prever sua receita nos próximos meses. DRE significa “Demonstração do Resultado do Exercício”. É um relatório financeiro que mostra se sua clínica teve lucro ou prejuízo, detalhando receitas, custos, despesas e impostos. Tudo na vida precisa de gestão, incluindo seu consultório ou sua clínica. Contratar um administrador pode te ajudar mas não resolve plenamente pois ele não enxerga como dono do negócio e muito menos como médico.  





TERCEIRO PASSO PARA SER UM MÉDICO EMPREENDEDOR: "UTILIZE FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DE GESTÃ E PLANEJE O SEU NEGÓCIO, SEM ESQUECER A VOCAÇAO DE MÉDICO , PARA GERAR RENTABILDADE E AUMENTAR A SUA QUALIDADE DE VIDA”.


Estamos na era da internet e do smart phone. Uma nova revolução tecnológica começa com a inteligência artificial (IA).  


Responda estas perguntas abaixo:   

  1. Você utiliza agenda eletrônica ou sua secretária anota as consultas em agenda de papel?

  2. Você utiliza algum software ou aplicativo de gestão para armazenar dados da sua clínica ou consultório?

  3. Qual a porcentagem de pacientes que marcam consulta e não comparecem?

  4. Você sabe qual é a adesão do seu paciente ao tratamento?

  5. Quantos pacientes terminam o tratamento de imunoterapia com alérgenos?


Depois de responder estas perguntas reflita: será que sou um médico adequado aos tempos atuais? Se você tem medo da tecnologia não tem como ser um médico empreendedor. Aumentar a lucratividade depende da eficácia e da gestão administrativa.  




QUARTO PASSO PARA UTILIZAR O EMPREENDEDORISMO EM SUA VIDA PROFISSIONAL: “INVISTA EM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO”.


Todos já ouviram que a melhor propaganda é o "boca a boca". O problema é que a comunicação entre as pessoas mudou muito. É impossível o médico apresentar seus serviços sem estar conectado à internet e sem utilizar redes sociais.  Ter um site bem construído e participar de redes sociais como o instagram, telegram, facebook, dentre outras, são atitudes empreendedoras necessárias para a sobrevivência do seu negócio. Lembre-se que a sobrevivência do seu negócio permite que você exerça sua vocação de médico e obtenha sucesso profissional e realização pessoal.  Consudero muito preocupante a realidade atual do marketing em medicina.


A tendência de tratar os pacientes exclusivamente como clientes é uma estratégia perigosa. A vocação médica passa pela busca do conhecimento, postura ética e vontade de ajudar a melhorar a vida das pessoas. A relação médico-paciente baseada na ética, na formação profissional e na humanização é essencial para o sucesso da intervenção médica e não pode ser reduzida a uma simples prestação de serviços a  clientes.  Nenhuma estratégia de marketing é capaz de transformar um médico medíocre em um médico competente. Infelizmente, estamos vendo a utilização de propagandas para aumentar o número de clientes visando apenas o lucro, muitas vezes anunciando tratamentos milagrosos sem base científica.  





“UTILIZE A INTERNET E AS REDES SOCIAIS PARA APRESENTAR O SEU TRABALHO E FORNECER AOS PACIENTES INFORMAÇÕES MÉDICAS BASEADAS NOS CONHECIMENTOS ATUAIS”. Este é o QUINTO PASSO para você ser um médico empreendedor. 


Empreendedorismo é um estilo de vida profissional e pessoal. A caminhada é constante. O caminho não é retilíneo. Ocorrerão tropeços, quedas e desvios.  Sempre temos que continuar perseguindo a inovação. Steve Jobs, um dos maiores empreendedores da história da humanidade disse: “Pense grande, comece pequeno e comece agora”.  

 




RESUMO: ESTES SÃO OS 5 PASSOS




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


bottom of page